Tumores de pele
Os tumores, também conhecidos como câncer de pele, são causados pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele corresponde a cerca de 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra cerca de 180 mil novos casos por ano. O melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, também é o mais incomum. No entanto, é muito importante ficar de olho nos sintomas para identificar a doença no começo.
Os tumores na pele podem apresentar sintomas iniciais parecidos com pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Por isso, é importantíssimo passar por consultas preventivas regulares com um dermatologista e observar sempre sua pele.
Para facilitar o auto exame, foi estabelecida a regra do ABCDE. Aprenda:
- A: Assimetria – manchas irregulares apresentam mais riscos
- B: Bordas – bordar não definidas ou irregulares podem ser indicativos de um tumor.
- C: Coloração – manchas com duas ou mais cores precisam ser checadas.
- D: Dimensão – manchas maiores do que 6mm exigem mais atenção
- E: Evolução – crescimento ou qualquer tipo de modificação nas manchas.
Se estiver na dúvida sobre qualquer um desses fatores, não deixe de procurar um dermatologista. Também é essencial fazer exames preventivos regularmente para detectar pintas que você pode não ter visto.
Os tumores de pele, em geral, podem ser removidos com alta taxa de sucesso. No entanto, é fundamental que seja realizado o diagnóstico precoce. Também é essencial que o paciente tome medidas preventivas contra o aparecimento da doença, em especial a proteção e cuidado com a exposição ao sol.