Sudorese Excessiva
A sudorese excessiva, também conhecida como hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo. Pacientes acometidos por essa doença podem suar, até mesmo, em situações de repouso.
A sudorese é um processo natural, que visa a regulamentação da temperatura corporal. No entanto, quando é excessiva pode ser extremamente incômoda para o paciente.
A hiperidrose pode ter diversas causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Ela pode afetar diferentes regiões como corpo, como axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilha.
Em muitos casos, a sudorese excessiva é a origem de muito desconforto, ou até mesmo ansiedades e problemas na autoestima. No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, menos de 40% dos pacientes com essa condição consultam um médico.
Saiba que existem muitos tipos de tratamentos que podem suavizar ou eliminar os sintomas da hiperidrose. É importante consultar um dermatologista para determinar a origem e gravidade do problema, a fim de selecionar os procedimentos mais adequados e eficientes para o seu caso.
Após o procedimento, não é necessário qualquer tipo de cuidado especial ou tratamento adicional. As lesões serão naturalmente eliminadas no período de 7 a 15 dias. É importante, entretanto, cuidar para que não sejam arrancadas precocemente, para evitar machucados e sangramentos.
Conheça algumas das opções, e lembre-se de sempre consultar um dermatologista antes de qualquer tipo de procedimento:
- Antitranspirantes especiais: em casos menos graves, a sudorese excessiva pode ser controlada com o uso de fórmulas especiais de antitranspirantes.
- Medicamentos: existem remédios que ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas. No entanto, eles só são receitados para casos mais específicos.
- Iontoforese: procedimento que usa eletricidade para “desligar” temporariamente a glândula do suor e é mais eficaz para a transpiração das mãos e dos pés. A terapia é indolor e dura entre 10 e 20 minutos, sendo necessárias várias sessões.
- Toxina botulínica tipo A: toxina botulínica (Botox) pode ser utilizada nas axilas, mãos e pés para bloquear temporariamente a sudorese.
- Simpatectomia torácica endoscópica (STE): em casos graves, pode ser recomendada a intervenção cirúrgica. No entanto, isso acontece apenas se não há respostas positivas a nenhum tipo de tratamento.