Psoríase
A psoríase trata-se de uma doença de pele crônica e não-transmissível. É uma condição relativamente comum, sendo que atualmente, 1% a 3% da população mundial possui psoríase.
Suas causas ainda não foram completamente determinadas. No entanto, sabe-se que possui relações com o sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à hereditariedade.
Ela é uma doença cíclica. Ou seja, os sintomas aparecem e desaparecem periodicamente. É caracterizada por vermelhidão e descamação da pele, mas os sintomas variam de acordo com o tipo da psoríase e de paciente para paciente. Nos casos mais graves, a doença pode causar lesões dolorosas que que impactam na qualidade de vida e autoestima do paciente.
Conheça melhor os sintomas da psoríase:
- Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
- Pequenas manchas brancas ou escuras residuais após lesões;
- Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;
- Coceira, queimação e dor;
- Unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;
- Inchaço e rigidez nas articulações.
Na presença desses sintomas, é importante procurar um dermatologista. É comum que os primeiros sintomas sejam confundidos com uma reação alérgica, portanto, fique de olho.
Apesar da psoríase não ter cura, é possível manter os sintomas sob controle com diversos tipos de tratamentos:
A hidratação da pele e a aplicação de medicamentos tópicos sobre as lesões podem ajudar a controlar os casos mais leves. Já em casos moderados, além dessas medidas, é recomendado o tratamento com luz ultravioleta A. Nos casos mais graves, existem medicamentos orais ou injetáveis que podem manter a doença sob controle.