Dra. Alessandra

Retirada de Pintas, Cistos Lipomas e Tumores de pele

A maioria das pessoas desenvolve várias pintas (nevos) durante a vida adulta.

As pintas podem ser encontradas em qualquer parte do corpo, geralmente em áreas expostas ao sol, e costumam ser marrons, lisas e ligeiramente salientes. Na maioria dos casos, um nevo é benigno e não requer tratamento. Raramente, transformam-se em melanoma ou outros tipos de câncer de pele. Um nevo que muda de forma, cresce ou escurece deve ser avaliado para remoção.

É comum que as pessoas procurem o dermatologista buscando a retirada de lesões na pele. Mesmo que sejam benignas, muitas pessoas preferem remover pintas e outros tipos de manchas. Em casos como os de cistos, lipomas e tumores de pele, a remoção pode acabar se tornando uma indicação médica.

O procedimento cirúrgico para a remoção desse tipo de lesão é normalmente bastante simples, podendo ser realizado pelo médico dermatologista. Entenda melhor cada um desses problemas:

  • Pintas: as pintas podem ser causadas por inúmeros motivos, podendo, inclusive, ser apenas sinais que aparecem na pele devido à exposição ao sol. No entanto, também podem ser sintomas de condições mais graves.
  • Cistos/ Lipomas: os lipomas são tumores benignos e sem risco de transformação maligna. São compostos de gordura e envolvidos por uma camada fibrosa, formando uma protuberância arredondada por baixo da pele. A remoção é feita através de cirurgia, sob anestesia local.
  • Tumores de pele: os tumores podem ser benignos ou malignos, e portanto é essencial fazer exames preventivos de maneira regular junto ao dermatologista. Em geral, são causados pelo crescimento atípico e descontrolado das células que compõe a pele, precisando ser retirados através de procedimentos cirúrgicos. Na maioria das vezes, a intervenção cirúrgica é simples e rápida. O diagnóstico precoce de tumores malignos é primordial para o sucesso do tratamento.