Dra. Alessandra

Como prevenir o envelhecimento: dicas para uma pele mais jovem e saudável

dicas para uma pele mais jovem e saudável

A prevenção do envelhecimento da pele é sempre um assunto em destaque, mas antes de entender quais são os hábitos que ajudam a manter sua pele mais saudável, é importante conhecer melhor o processo de envelhecimento.

O envelhecimento é um processo natural, e sua velocidade é diferente em cada organismo. Isso porque depende de muitos fatores, internos e externos.

No geral, o envelhecimento acontece porque o processo de renovação celular se torna mais lento. Mas é possível prevenir esse processo? Vamos entender melhor:

É possível prevenir o envelhecimento?

Existem fatores internos e externos que implicam no envelhecimento. Os fatores internos incluem sua genética e os hormônios presentes no seu corpo. Dessa forma, prevenir completamente o envelhecimento não é possível. No entanto, você pode fazer muito para atenuar e retardar esse processo.

Como? Agindo na prevenção do envelhecimento extrínseco da pele. Ou seja, aquele provocado por fatores ambientais, como seu estilo de vida.

Um dos maiores vilões é a radiação solar ultravioleta – os famosos raios UV. A seguir, você encontra alguns dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento extrínseco da pele:

Radiação Solar

A exposição aos raios UV é muito importante para o envelhecimento da nossa pele. Eles podem causar queimaduras e contribuem para o fotoenvelhecimento. Além disso, contribuem para o aparecimento de um dos tipos mais frequentes e comuns de câncer: o de pele.

A exposição aos raios UV também pode causar problemas estéticos, como alterações de pigmentação da pele: manchas, pintas e sardas. A pele fotoenvelhecida também costuma a ficar mais espessa, amarelada, áspera e manchada. Os raios UV também contribuem para a formação de rugas.

Sabendo disso, é mais fácil entender porque dermatologistas estão sempre recomendando protetor solar. Lembre-se: é importante usar proteção mesmo nos dias nublados. Isso porque os raios UV atravessam nuvens e estão sempre presentes.

Além do protetor solar, procure evitar exposição ao sol nos horários mais perigosos – entre as 10h e 15h.

Tabaco

O cigarro é um vilão para a saúde de todo o seu corpo – até para sua pele! Além de todos os componentes químicos perigosos presentes no cigarro, o contato com a fumaça e o calor da chama também provocam envelhecimento precoce.

O fumo também reduz o fluxo de circulação sanguínea da pele. Ou seja, dificulta a oxigenação das células. Esse é um dos fatores que contribui para a formação de rugas, envelhecimento precoce e coloração amarelada da pele.

Então, o quanto antes você puder abandonar esse hábito, melhor! Sua pele e todo o seu corpo agradecem.

Álcool

A ingestão de bebidas alcoólicas altera a produção de enzimas no seu organismo, estimulando a formação de radicais livres. Esses são um dos principais vilões do envelhecimento!

Vale lembrar que existe uma exceção à regra, mas apenas se consumido com moderação. Trata-se do vinho tinto, que é rico em flavonoides e em resveratrol, potentes antioxidantes. Lembre-se de sempre seguir as recomendações do seu médico.

Alimentação não balanceada

Um dos motivos mais comuns para o envelhecimento precoce da pele é uma dieta inadequada. Isso porque existem vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção da saúde da pele. Por exemplo, a vitamina E, que é um importante antioxidante. Alimentos com alto índice glicêmico colaboram para o processo de envelhecimento, aumentando o processo de liberação de radicais livres no nosso organismo, por isso, o excesso de açúcar no sangue é mais um fator que contribui – e bastante – para o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, é fundamental ingerir líquidos durante o dia para manter a hidratação e o bom funcionamento celular.

O que são radicais livres?

Você provavelmente já ouviu falar de radicais livres antes de ler esse artigo. Eles são uns dos maiores causadores do envelhecimento da pele. São moléculas que se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo e muitos outros fatores.

Os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, causando a degradação do colágeno. Por sua vez, o colágeno é a substância que dá sustentação à pele. Além disso, os radicais livres também causam a degradação de elastina, uma característica da pele fotoenvelhecida.

Bronzeamento artificial também causa envelhecimento da pele?

Sim. O processo de bronzeamento artificial, além de causar o envelhecimento precoce da pele, também é perigoso para a saúde. Isso é, contribui para a formação de câncer de pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD condena formalmente o bronzeamento artificial e realização desse procedimento é proibida no Brasil desde 2009.

Existem tratamentos contra o Envelhecimento da pele?

Na dermatologia estética já existem diversos tratamentos com caráter preventivo. Isso é, procedimentos que ajudam a pele a se manter jovem e saudável e atrasam o aparecimento dos sinais da idade.

Vale lembrar: todos esses procedimentos devem ser realizados por um médico especializado. Isso garante sua segurança e saúde, além de oferecer os melhores resultados possíveis.

Entre os procedimentos – que podem incluir peelings, tratamentos com luz intensa pulsada, laser fracionado e outros – destaca-se o uso de toxinas e preenchedores. Por exemplo, o famoso Botox, que ajuda a prevenir o aparecimento de rugas de expressão, causadas por movimentos musculares repetitivos.

Outro bom exemplo são os preenchedores que estimulam a produção de colágeno natural do corpo – que costuma a desacelerar conforme o passar dos anos. Há vários tipos e marcas, consulte seu dermatologista e veja a melhor opção.

É muito importante se lembrar de realizar estes procedimentos com um dermatologista especializado. Pois se realizados por profissionais não qualificados, o paciente corre vários riscos.

Consulte um dermatologista especializado para conhecer os tratamentos mais recomendados para você!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram