É muito comum ouvir sobre as inúmeras maneiras de se prevenir contra o câncer de pele. Mas você sabia que nunca é cedo demais para começar?
Crianças que aprendem a se proteger desde pequenas têm menos chances de desenvolver a doença. Então, se você é responsável por um pequeno, já é hora de começar esses cuidados. Quando a criança fica um pouco mais velha, também é importante ensinar como se proteger.
O câncer de pele é, atualmente, o tipo mais comum da doença no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, correspondem a 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos.
Apesar de ser muito frequente, o câncer de pele, na maioria das vezes, é tratável. Em especial quando detectado no começo. Por isso, além de tomar os cuidados preventivos que você encontrará nesse artigo, também é muito importante prestar atenção a qualquer mudança na pele. O aparecimento de manchas, verrugas e caroços, mudanças na textura e cor da pele, ou o surgimento de lesões novas e feridas que não cicatrizam podem ser sintomas da doença.
Por isso, na dúvida, o melhor é consultar um médico. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre a prevenção contra o câncer na infância. Vamos lá!
Cuidados para os pais: como proteger crianças e bebês contra o câncer de pele
Como pai, mãe ou responsável por uma pequena vida, é mais que natural que você procure protegê-los o máximo possível. Mas, justamente por isso, as dúvidas começam logo cedo. Com qual idade é preciso começar a usar protetor solar? Como proteger as crianças durante o verão?
A seguir, você vai encontrar os principais cuidados que você, como guardião, deve tomar:
- Bebês muito jovens (mais novos que 6 meses) não podem utilizar protetor solar ainda. Então, nessa idade é especialmente importante evitar a exposição ao sol.
- Na praia, prefira maiôs, blusas e bermudas. Já existem muitas opções que oferecem proteção UV nos tecidos das roupas.
- O protetor solar deve ser reaplicado de 2 em 2 horas, em camadas uniformes para fazer efeito de verdade. Se as crianças tiveram contato com água, também é preciso reaplicar.
- É muito importante proteger o rosto e olhos das crianças. Chapéus e protetor adequados são uma ótima pedida. Ah, e não esqueça do protetor labial.
- Evite exposição excessiva nos horários mais perigosos — das 10h às 15h. Com crianças mais velhas, isso pode ser complicado — afinal, os pequenos adoram brincar no sol. Por isso é importante orientar e ensinar sobre o risco.
- Incentive as crianças a beber bastante água, tanto no verão quanto no inverno. Quando adquirido desde cedo, é mais fácil manter esse hábito quando adulto.
- Produtos hidratantes podem ser utilizados por crianças, mas é importante consultar os produtos mais apropriados pelo seu dermatologista antes.
- Os filtros solares específicos para crianças costumam a ser a melhor escolha. Se tiver dúvidas sobre o FPS adequado, consulte seu dermatologista.
A educação é tudo: crianças que aprendem a se cuidar se tornam adultos saudáveis
Já mencionamos algumas vezes nesse artigo o quão importante é educar as crianças sobre os cuidados com a pele. A verdade é que esse é seu trabalho principal como guardião. Uma criança que aprende desde cedo o quão importante é ter hábitos saudáveis tem muito mais chances de evitar doenças na fase adulta.
Quando o assunto é proteção contra os raios UV, a educação pode ser desafiadora. Crianças adoram brincar no sol, e frequentemente não gostam dos retoques constantes de protetor solar. A dica é tornar esse momento o mais divertido possível. Usar roupas com fator de proteção também ajuda muito.
Além disso, é importante explicar para os pequenos o motivo dos cuidados. Por exemplo, explicar como o sol pode ser muito forte e causar machucados/queimaduras na pele. Também é importante ressaltar que não há problemas em ficar no sol, contanto que os cuidados sejam tomados.
Permita que as crianças façam perguntas sobre o assunto e tire suas dúvidas da melhor maneira possível. Assim, você garante que elas compreendam a importância desse cuidado.
Hábitos importantes para ensinar às crianças
A seguir, você encontra uma lista com alguns dos hábitos de cuidados com a pele que você deve ajudar seus filhos adotar. Lembre-se que isso se torna mais fácil quando você inclui jogos e recompensas na rotina.
- Tomar bastante água: é importante que a criança se acostume a tomar líquidos durante o dia. Uma garrafinha portátil decorada pode fazer maravilhas.
- Protetor solar como parte da brincadeira: muitas crianças não gostam de parar a diversão para retocar o protetor. Por isso, é mais fácil incentivar o hábito quando essa rotina é incluída na brincadeira. Crie jogos, histórias ou um sistema de pontuação para os retoques.
- Usar roupas com proteção solar nos tecidos.
- Preferir locais com sombra: crianças não costumam a prestar atenção se estão ou não expostas ao sol enquanto brincam. Uma maneira simples de incentivá-las a procurar locais protegidos é criar jogos onde elas “ganhem pontos” por encontrar e ficar em locais com sombra.
A principal dica ao ajudar crianças a adquirir hábitos saudáveis é que elas aprendem muito mais observando o comportamento dos adultos do que ouvindo o que eles dizem. Então, se os pais dão importância aos hábitos de cuidado, é provável que os filhos sigam esse exemplo.
Outra estratégia valiosa é liberar sua criança interior e entrar nos jogos e brincadeiras criados para incentivar a criança. Assim, é mais fácil manter os pequenos interessados na brincadeira, mesmo sem oferecer recompensas materiais. Muitas vezes um sistema de pontuação em que a criança tem oportunidade de “ganhar” do adulto já é incentivo suficiente.
Não deixe de fazer o acompanhamento médico periódico
Crianças crescem muito rápido, e seus organismos estão em constante evolução. Por isso, pode ficar difícil para os pais acompanhar o desenvolvimento em todos os seus aspectos. Especialmente quando falamos da saúde da pele.
Manchas e pintas podem aparecer, crescer, mudar. Na maioria dos casos, elas são inofensivas. No entanto, o acompanhamento médico periódico e preventivo garante que tudo está dentro do esperado.