Acne
A acne vulgar é uma condição inflamatória crônica da unidade pilossebácea, particularmente comum em adolescentes e adultos jovens.
Entre os adolescentes a frequencia, a severidade da acne, bem como a tendência a cicatrizes são maiores entre os homens. Já a acne do adulto é mais frequente em mulheres. Apesar de, virtualmente, não haver mortalidade associada a esta doença, existe uma significante morbidade física e psicológica.
A etiologia da acne é multifatorial, englobando componentes hereditário e hormonal, hipersecreção sebácea, distúrbio da queratinização folicular, a participação de cosméticos e a ação do Propionibacterium acnes.
O diagnóstico é baseado, principalmente, no quadro clínico. Este se caracteriza pelo polimorfismo, abrangendo comedões (cravos), pápulas, pústulas, nódulos e abscessos localizados na face, ombros e porção superior do tórax, geralmente acompanhados de seborreia. Em todas as idades, a acne pode e deve ser tratada junto a um dermatologista.
O tratamento precoce da acne evita o surgimento de cicatrizes, além de reduzir o desconforto e dor causado pelas inflamações. Existem diferentes tipos de acne, e por isso o tratamento recomendado poderá variar. Por isso é importante consultar um dermatologista e fazer uma avaliação completa sobre aquilo que é melhor para você.
Conheça algumas formas de tratar a acne:
- Tratamentos tópicos: Existem cremes, géis e loções que podem ser recomendadas pelo dermatologista para tratar a acne. Normalmente, as fórmulas incluem vitamina A, ácidos, peróxido de benzoíla ou antibióticos. Por isso, não devem ser utilizadas sem a orientação de um médico, podendo causar vermelhidão ou descamamento da pele quando usadas de maneira incorreta.
- Tratamentos especiais: Seu dermatologista poderá solicitar limpezas de pele ou peelings químicos suaves para ajudar com a eliminação da acne. É muito importante que você não manipule as lesões em casa para evitar infecções e cicatrizes.
- Tratamentos orais: Em alguns casos, pode ser necessário fazer uso de medicamentos para controle hormonal. Além disso, existem medicamentos orais recomendados para os casos mais severos e persistentes de acne.
O dermatologista também poderá recomendar tratamentos para a redução de marcas, manchas e cicatrizes que já tenham se instaurado na derme.