Vitiligo
O vitiligo é uma doença de pele caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas em diversas áreas do corpo, sendo mais comuns no rosto, lábios, mãos, braços, pernas e áreas genitais.
Apesar da causa do vitiligo não ter sido completamente determinada ainda, acredita-se que pode ter a ver com um processo autoimune, no qual o indivíduo produz anticorpos contra as células produtoras de pigmento, causando a descoloração de áreas da pele.
O vitiligo não oferece nenhum risco à saúde do indivíduo e não se trata de uma doença contagiosa. Os pacientes normalmente não apresentam outro sintoma a não ser o aparecimento das manchas. Em alguns casos, pode haver sensibilidade na região afetada.
Mesmo com a ausência de sintomas, é importante consultar um dermatologista. Poderá ser necessário realizar exames de sangue para confirmar que não se trata de um caso de doença autoimune, como hepatite autoimune e doença de Addison ou doenças da tireoide.
O vitiligo também pode impactar o paciente emocionalmente, atingindo sua autoestima. O dermatologista também dispõe de opções terapêuticas que visam cessar o aumento das lesões, além de procedimentos que possibilitam a repigmentação da pele.
Conheça algumas opções de tratamentos:
- Medicamentos para repigmentação
- Fototerapia com radiação ultravioleta B
- Fototerapia com ultravioleta A (PUVA).
- É muito importante consultar um dermatologista para uma avaliação, já que o vitiligo se manifesta de maneira muito diferente em cada indivíduo e seus tratamentos apresentam resultados bastante variados.
Em geral, é possível realizar o controle do avanço da condição e repigmentação total da pele através do acompanhamento médico e uma combinação de procedimentos.