Dra. Alessandra

Perfil Dra. Alessandra Barros

  • Formada em medicina pela UNIFESP em 1998
  • Residência em Dermatologia pela UNIFESP
  • Membro da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia
  • Especialização sensu latu em Dermatologia – Áreas Eletivas – Ambulatório de Geriatria Dermatológica – UNIFESP
  • Médica dermatologista no Instituto de Infectologia Emilio Ribas – SP desde 2011
  • Professora de Dermatologia no Centro Universitário São Camilo desde 2010
  • Filiada à Academia Americana de Dermatologia – AAD
  • Membro do Grupo Brasileiro de Melanoma – GBM
  • Há 20 anos de trabalho, 15 anos trabalha com doenças Infecciosas Cutâneas: AIDS, herpes, sífilis, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), hepatites.

Minha História

O trabalho do meu pai fazia com que mudássemos constantemente, por isso, mudei 17 vezes de cidade e estudei em 7 colégios até entrar na faculdade. Nasci no Estado do Rio de Janeiro, mas não sou paulista, nem carioca, nem baiana, nem gaúcha, sou brasileira, respeito os costumes, ideologias e o que mais amo são as pessoas.

Este amor pelo próximo foi o que me motivou ser MÉDICA.

Além disso, uma característica que me ajudou muito, é gostar de estudar. Estudiosa desde pequena, adorava ir para escola! Sentava na primeira fileira e sempre estive entre as melhores alunas da turma. Estas duas características foram essenciais para minha carreira… Imagine…poder ajudar, mais que isso, poder tratar e até mesmo curar uma doença, me fascinava. E se antes gostava de estudar, agora mais ainda, pois o conhecimento e a dedicação são essenciais no diagnóstico e tratamento de um paciente.

Mas foi com a experiência que percebi que não são somente os remédios que curam ou um bom médico… O comprometimento do paciente é essencial para o tratamento e o controle das doenças, precisamos criar um elo médico-paciente que quanto mais fortalecido, melhores serão os resultados, para ambos.

Tenho 20 anos de experiência em doenças infecciosas cutâneas: herpes, sífilis, AIDS, etc. O que para alguns dá aversão e nojo, eu gosto! Pois tenho um olhar médico. É um doente que deve ser tratado, estudei para ajudar e trazer uma vida melhor para as pessoas.

Mas não trabalho somente com doenças, a estética é um pilar muito importante para o paciente e que não é medido em nenhum exame: a auto estima. Deixar a pessoa mais bonita, fazer o paciente sentir-se bem consigo mesmo pode trazer muitos benefícios ao tratamento: o paciente melhora seu relacionamento e convívio com as pessoas, fica mais comprometido com as orientações feitas pelo médico, alimenta-se, cuida-se melhor e o resultado é que a resposta ao tratamento se torna mais efetiva.

Sou realizada como médica e quero deixar minha contribuição na construção de um mundo melhor. E a melhor contribuição que posso deixar é a Educação. Sou professora há 8 anos e nas minhas aulas compartilho o conhecimento e a experiência que adquiri nestes anos decarreira. Entendo que é através da formação das pessoas que poderei ajudar a criar profissionais melhores e continuarmos a corrente do bem. Profissionais melhores, pacientes felizes, pessoas melhores, relacionamentos de qualidade construirão um mundo melhor. E eu faço parte dessa corrente. Agradeço aos meus pais, professores, amigos, alunos, colegas, aos pacientes e à minha família.