A queda de cabelos é um problema muito comum, e que preocupa muitas pessoas. Mas você sabia que não precisa apenas se conformar?
Dependendo das suas causas, a queda de cabelo tem tratamento. Para identificar o procedimento mais indicado para seu caso, no entanto, o primeiro passo é identificar qual é o motivo do problema.
Existem muitas variáveis que podem causar a queda de cabelos. Nesse artigo, você irá conhecer algumas delas, além de ficar por dentro das opções de tratamentos disponíveis.
Continue lendo para aprender mais!
Quais são as causas mais comuns de queda de cabelos?
A perda de cabelos, até certo ponto, é normal. Todos os dias, cerca de 50 a 100 fios de cabelo irão cair naturalmente. Isso é muito pouco quando comparamos com os aproximados 100 mil fios no couro cabeludo.
No entanto, também é comum que algumas pessoas apresentem perdas mais acentuadas. A idade, por exemplo, pode fazer com que os fios se tornem mais frágeis e rarefeitos. No entanto, a queda de cabelo em excesso também pode indicar problemas com a saúde.
Os motivos mais comuns para a queda de cabelo são:
- Doenças da tireoide
- Deficiência de ferro
- Amamentação ou eflúvio pós-parto
- Doenças infecciosas e autoimunes
- Uso de medicamentos específicos
- Estresse e ansiedade
- Doenças do próprio couro cabeludo
- Doenças genéticas e adquiridas
- Alguns tipos de quimioterapia
Mudanças hormonais também podem causar a queda de cabelo, mesmo que temporariamente. Isso significa que algumas mulheres podem observar queda dos cabelos durante o período de tensão pré-menstrual, por exemplo.
A alopecia androgenética é mais comuns entre homens, sendo a principal causa de queda de cabelos. É a famosa calvície masculina.
No entanto, isso não significa que mulheres não podem sofrer com a alopecia, nem que homens não podem ter queda de cabelos por outros motivos.
Como saber se seus cabelos caem mais do que deveriam?
Como mencionamos, a queda de cabelos é natural até certo ponto. Então, como saber se isso está se tornando um problema para você?
Observe os seguintes pontos:
- O cabelo cai em todos os momentos, ou a queda é observada apenas no banho?
- A queda se concentra em uma parte do couro cabeludo?
- Se você segurar uma mecha do seu cabelo e puxar, quantos fios saem?
- O cabelo está, progressivamente, se tornando mais ralo?
- Seu couro cabeludo está mais visível que antes na raíz dos cabelos?
- Você tem outros sintomas, como coceira, descamação ou vermelhidão no couro cabeludo?
- Sempre que passa as mãos no cabelo, consegue observar que mais de 10 ou 15 fios se desprendem?
Queda de cabelo é sinal de calvície?
Essa é uma confusão muito comum. É importante ressaltar que a queda de cabelo não significa, necessariamente, calvície. Vamos entender melhor:
A alopecia androgenética, ou calvice, é uma condição hereditária. Ela afeta mais homens, embora mulheres também possam sofrer com o problema.
A queda de cabelos, por sua vez, pode ter muitas causas além da alopecia. Desde alterações hormonais naturais e situações pontuais de estresse até doenças mais sérias, como os problemas autoimunes.
A queda de cabelos excessiva não significa, necessariamente, que os fios não voltarão a crescer. Por isso, é importante consultar um médico antes de optar por tratamentos ou procedimentos estéticos.
O que fazer para prevenir a queda de cabelos?
A queda de cabelos pode ser prevenida com ações simples no seu dia a dia. Para melhorar, ao seguir essas recomendações irá garantir inúmeros outros benefícios a sua saúde. Veja:
- Mantenha uma alimentação saudável. Assim como o resto do seu corpo, o cabelo precisa de vitaminas para crescer saudável e forte. A queda excessiva de cabelos, principalmente se os fios estão quebradiços, pode indicar a deficiência de nutrientes.
- Não fume. O tabaco é responsável por inúmeros problemas de saúde, e você só tem a ganhar se livrando desse hábito.
- Faça exames de rotina. Alterações hormonais que causam queda de cabelos podem ser o resultado de alguma doença. Alguns exemplos são problemas na tireóide ou nos ovários. Para prevenir que esses quadros se desenvolvam e garantir o tratamento no início do problema, é importante fazer exames de rotina.
- Evite estresse excessivo. Pode ser difícil evitar todas as situações estressantes do dia a dia no mundo de hoje. No entanto, existem medidas que você pode tomar para lidar melhor com o estresse e não deixar que ele cause adoecimento. Lembre-se: sua saúde mental é tão importante quanto a física.
- Evite produtos que ficam no cabelo, como gel e cremes grossos.
- Evite o uso de produtos oleosos nas raízes ou couro cabeludo.
Quais são os tratamentos para queda de cabelos?
Se você está tendo problemas com queda de cabelos, o primeiro passo é identificar a causa do problema. Existem muitos produtos no mercado que prometem fortalecer os fios. No entanto, sem tratar a causa, a queda não vai parar de acontecer.
Dependendo da causa do problema, o tratamento será diferente. Por exemplo, se você tem problemas com a tireóide, tomar medicamentos para regular a glândula pode ser o suficiente para eliminar a queda de cabelo.
É importante ressaltar: você nunca deve se automedicar. Principalmente para problemas que possuem possíveis causas tão diversas.
Se você perceber que seus cabelos estão caindo mais do que o normal, não deixe de consultar um profissional. Evite, também, utilizar produtos como shampoos e cremes que prometem resolver o problema, a não ser se eles forem indicados pelo seu médico.
O uso de suplementos de vitamina também deve ser orientado por um profissional. Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de determinados componentes no corpo pode fazer mais mal do que bem – especialmente se você não sabe exatamente o que está causando o problema!
Obrigada por ler até aqui! Até o próximo artigo.