Você sabia que os casos de herpes labial costumam a aumentar no verão?
Causada pelo vírus Herpes simples, infelizmente o Herpes labial é uma doença que não tem cura. No entanto, diversas medidas podem ser tomadas para evitar as crises infecciosas e o aparecimento de lesões nos pacientes acometidos pelo problema.
Quem convive com o herpes labial sabe bem como podem ser incômodas as crises. E, no verão, o número de casos aumenta. Por isso, alguns cuidados especiais são necessários.
Nesse artigo, você vai aprender como cuidar da sua pele durante o verão para evitar/diminuir o aparecimento das lesões. Se quiser saber mais sobre o herpes labial, seus sintomas e transmissão, leia também esse outro artigo que publicamos sobre o assunto.
A seguir, confira quais são os cuidados que pessoas com herpes devem ter no verão:
Dúvidas comuns sobre o herpes labial no verão
Quando o assunto é herpes labial, é comum que surjam dúvidas. Infelizmente, existem muitos mitos que são espalhados na internet sobre a doença. Por isso, reunimos aqui algumas dúvidas frequentes e suas respostas:
O sol pode causar ou piorar uma crise de herpes labial?
A exposição solar pode baixar a imunidade do paciente, o que pode causar ou facilitar a reativação do vírus.
Esse é um dos principais fatores para o aumento do número de casos durante o verão. É muito comum que, mesmo que se lembrem de passar o protetor solar, as pessoas esqueçam de usar um protetor labial.
Proteger seus lábios dos raios UV é fundamental para evitar a ativação do vírus.
O uso de protetor solar labial pode ajudar?
É muito importante usar protetor labial solar para prevenir o aparecimento de lesões. Muitas pessoas acabam se esquecendo que os lábios também merecem cuidados especiais durante o verão.
Vitaminas e suplementos protegem contra o herpes labial?
É verdade que uma pessoa que se alimentam bem tem menos probabilidade de sofrer com as crises de herpes labial. Isso porque as vitaminas e minerais ajudam a manter o sistema imunológico funcionando como deve.
No entanto, é interessante lembrar que uma dieta saudável ou suplementos não evitam o contágio. Também é importante ressaltar que um médico deve ser consultado antes de adotar o uso de qualquer tipo de medicamento, incluindo suplementos e vitaminas.
Alimentos ácidos são prejudiciais?
Os alimentos ácidos podem causar desconforto se o paciente já apresenta lesões na área dos lábios. No entanto, eles não possuem nenhuma relação com o ativamento do vírus.
O álcool e o cigarro podem piorar as erupções?
Qualquer tipo de droga pode, potencialmente, causar imunodepressão (diminuição da capacidade e eficiência do sistema imunológico do corpo). Isso pode contribuir para a ativação do vírus que causa a ativação do herpes labial.
Por que os casos de herpes labial aumentam no verão?
O herpes se aproveita da baixa na imunidade para se ativar.
Durante as férias de verão, infelizmente, muitas pessoas descuidam de aspectos importantes para sua saúde, como a manutenção de uma alimentação saudável e a limitação da exposição ao sol.
Cuidados com o herpes labial durante o verão
Você provavelmente já sabe que o vírus herpes simples não tem cura, permanecendo inativo no corpo do paciente acometido. Algumas condições, como a baixa do sistema imunológico, podem fazer com que o vírus se ative novamente.
As crises se caracterizam pelo surgimento de lesões na região dos lábios, além de coceira, dor e sensação de calor na área afetada.
No entanto, existem alguns cuidados simples que podem ajudar a prevenir a ativação do vírus. Veja as dicas para manter sua pele sempre saudável e protegida:
- Use protetor solar, inclusive no rosto e nos lábios. Não esqueça que o protetor deve ser aplicado mesmo em dias nublados ou se você planejar ficar na sombra.
- Mantenha a pele sempre limpa e hidratada, em especial na área próxima aos lábios.
- Evite exposição solar entre as 10h e 16h.
- Mantenha uma dieta saudável.
- Evite bebidas alcoólicas e cigarro, além de outras substâncias que podem diminuir a eficácia do sistema imunológico.
- No caso de aparecimento de lesões, sempre mantenha o local higienizado e lave bem as mãos após tocar nas feridas.
- Não fure bolhas ou tire a casca de lesões. Isso pode causar infecções mais sérias que podem levar a complicações. Se as lesões estão incomodando demais, procure um médico.
- Não utilize pomadas, cremes ou cosméticos nas áreas afetadas pelas lesões, a não ser que o produto tenha sido receitado ou recomendado por um dermatologista.
- É fundamental procurar ajuda médica no caso de infecções ou febre para evitar complicações.
É fundamental consultar um dermatologista
Embora uma boa parte da população seja portadora do vírus do herpes labial, ainda são raros os pacientes que buscam tratamento. No entanto, acompanhar o quadro com um dermatologista é fundamental.
É verdade que o herpes labial não tem cura. No entanto, não significa que você precise lidar com lesões e desconforto constantes. Seu dermatologista é um profissional preparado para receitar medicamentos capazes de evitar crises e diminuir consideravelmente o desconforto e tempo de duração quando elas acontecem.
Em especial durante o verão, quando o risco é maior, contar com esse apoio é muito importante.
Por isso, marque hoje mesmo sua avaliação. E não esqueça: siga sempre nossas dicas de cuidados para manter sua pele sempre jovem, bonita e principalmente saudável.